segunda-feira, maio 14, 2007

Spooks

I´m hooked, ou mais lusitaniamente, estou agarrado.
Spooks é uma série inglesa sobre espiões, em especial sobre os espiões do MI5.
A primeira série aborda, mais pessoalmente, as dificuldades que um dos espiões tem em equilibrar a sua vida profissional com a amorosa. Dizer à namorada que é espião? Convencê-la a viver em perigo por amor?
A série, talvez por ser inglesa, mexe mais com questões pessoais, mesmo quando aborda as razões do terrorismo, do que com efeitos especiais.
É violenta, no 2º episódio, uma das personagens principais (achamos nós) é barbaramente morta, queimada com óleo a ferver.
Existem traições, dentro e fora do MI5, Hugh Laurie (o dr. House) interpreta fugazmente (2 episódios) um dos agentes do MI6.
As storylines não são todas espectaculares, mas estão arraigadas à realidade e por isso mais temíveis. A mentira é vista como o pão nosso de cada dia na vida dos agentes. Mentir para apanhar terroristas, mentir para proteger os nossos entes queridos, mentir por não nos darem o valor devido.
Não sabemos, os próprios produtores o afirmam, se é assim a vida dos espiões, mas pelo menos deram-nos um retrato verosímil, esqueçam o 007, aqui as engenhocas ficam de fora, mas os problemas do dia a dia ganham maior e nova espessura.

Sem comentários: