segunda-feira, setembro 14, 2009

Blood Brothers

Este fim de semana matei o prazer de ver filmes asiáticos com dois filmes, comecemos pelo primeiro, Blood Brothers, de Alexi Tan.

Blood Brothers (BB) tem tudo para ser um grande filme, será mais interessante para quem não conhecer Bullet in the Head de John Woo (que é aqui produtor).
BB é na realidade quase um remake de BB, a temática, a relação entre as personagens encontram-se lá, no entanto, quando comparado com uma das obras primas de Woo, BB fica demasiado aquém.

BB tem um elenco forte, uma boa fotografia e algumas cenas fortes, incluindo o excesso (ao nível dos sentimentos, próprio do cinema asiático), mas parece que falta um golpe de asa para ser um grande filme.

O filme conta com Daniel Wu, Shu Qi, Sun Hong-Lei, Tony Yang, Liu Ye e com Chang Chen.
Tal como em Bullet o filme conta a história de três amigos que decidem abandonar o local onde vivem e decidem tentar a sua sorte em Xangai (em Bullet partiam para o Vietname).
Ali iniciam uma carreira no mundo do crime. As temáticas existentes no filme de Woo encontram-se aqui, a irmandada, a honra, o orgulho, traição, desejo de vencer, igualmente como em Bullet há a entrada de um agente exterior ao grupo inicial (aqui de forma diferente, mas não muito).
O filme é bem mais curto que Bullet, somente uma hora e meia, e ainda que não canse, não agarra tão bem como o original, culpa também da banda sonora, que era genial em Bullet.

Fung (Daniel Wu) emigra até Xangai com os seus dois amigos, os irmãos Kang (Liu Ye) e Hu (Tony Yang). Fazem um pacto e, em Xangai, iniciam uma vida criminosa, ao serviço do Chefe Hong (Sun Hong-Lei), dono do Clube Paraíso. Aí, Fung apaixona-se por uma das dançarinas.
O resto parte do que já foi descrito, a honra, a traição, o desejo de cumprir o pacto, a cegueira do poder.

O problema pode estar, não obrigatoriamente, na hora e meia de duração. Onde Bullet gastava tempo a dar-nos a conhecer os personagens, o que os motivava e a forma como reagiam aos aocntecimentos, BB é demasiado rápido e menos consistente.
Para remake é muito fraco, já agora, para quê fazer um remake dum filme daqueles? Perfeito, a meu entender.

No entanto, poderá ser mais interessante para quem estiver interessado em conhecer o cinema que se faz em Hong Kong. Dentro da temática, se puderem escolher, optem por Bullet in the Head.

3 em 5

Sem comentários: